O que é Acidente Vascular Cerebral
O Acidente Vascular Cerebral (AVC), conhecido popularmente como derrame, é caracterizado por uma alteração neurológica súbita, devido a uma lesão no cérebro de origem vascular.
Uma em cada quatro pessoas terá um AVC ao longo da vida!
Mais comum em homens, o AVC acomete 16 milhões de pessoas todos os anos no mundo. Desse número, 6 milhões não resistem aos danos causados pela doença. No Brasil, a cada 5 minutos uma pessoa perde a vida em decorrência do AVC.
O Acidente Vascular Cerebral é a segunda causa de morte no mundo e a primeira causa de incapacidade. Dependendo da região do cérebro acometida, pode ocorrer alteração na fala, na visão, na capacidade de engolir os alimentos, perda de movimentos, da sensibilidade ou da coordenação.
Cerca de 90% dos casos de AVC ocorrem devido a fatores de risco potencialmente modificáveis, como hipertensão arterial, diabetes, arritmias cardíacas, sedentarismo, tabagismo e obesidade.
Quais os tipos de AVC
O AVC ocorre de duas maneiras: quando a irrigação de sangue é interrompida por entupimento das artérias ou quando há o rompimento delas. Para esses dois casos, damos o nome de:
- Acidente Vascular Isquêmico:
Consequência da falta de circulação de sangue em determinada região do cérebro devido a entupimento dos vasos, seja por embolia, trombose ou gordura acumulada (ateromas). É mais comum em pessoas mais velhas que tenham as seguintes doenças/condições preexistentes:
- Hipertensão arterial;
- Diabetes;
- Arritmias;
- Fumantes;
- Doenças vasculares;
- Colesterol alto;
- Obesidade;
Esse tipo de derrame é responsável por 80-85% dos casos de AVC.
- Acidente Vascular Hemorrágico:
Ocorre em decorrência do rompimento das artérias ou vasos sanguíneos, provocado por pressão alta, problemas vasculares, ruptura de aneurisma ou traumatismos.
É responsável por 15-20% dos casos de AVC.
Sintomas de AVC e como proceder?
O reconhecimento dos sinais de alerta do AVC e o rápido tratamento em um centro de AVC diminui a chance de sequelas.
Os sintomas do AVC, sendo hemorrágico ou isquêmico, geralmente são bem parecidos, e aparecem de forma súbita, como:
- Perda repentina de força, coordenação motora ou formigamento de um lado do corpo;
- Dificuldade para falar ou entender ;
- Confusão mental;
- Tonturas ou alteração do equilíbrio;
- Dor de cabeça intensa.
Em todo caso, procurar ajuda imediatamente é de suma importância. Se percebeu estar com esses sintomas ou observou em outra pessoa, ligue para emergência!
Porém, em caso de dúvida, use a técnica do SAMU:
- S (sorrir) – peça a pessoa para sorrir. Se for um AVC, um lado da boca ficará imóvel ou torto.
- A (abraço) – peça um abraço. No AVC a pessoa terá dificuldades ou não conseguirá levantar um dos braços.
- M (música) – peça para a pessoa cantar uma músi Se estiver tendo um derrame, a música pode ficar embolada, desconexa ou a pessoa não consegue responder.
- U (urgência) – se algum dos testes anteriores estiver alterado, peça ajuda imediatamente!
Onde encontrar médico que trata Acidente Vascular Cerebral em Joinville?
O Acidente Vascular Cerebral é coisa séria. Para saber seus fatores de risco e prevenir o AVC, ou para o acompanhamento após ter sofrido um, ter uma melhor qualidade de vida e evitar um novo evento com possibilidade de sequelas ainda maiores, procure atendimento especializado. A Neurologista Dra. Renata Barbosa atende em Joinville. Marque uma consulta!