whatsapp
47 9 8842-5970

Blog

O calor pode aumentar as dores de cabeça?

Com a chegada do verão surge o questionamento se o calor pode influenciar nas dores de cabeça. Afinal, o verão também é temporada de férias para muitos e a enxaqueca pode ser um grande inimigo para aproveitar o merecido descanso e as viagens.

Bem, em linhas gerais o calor pode sim influenciar nas dores de cabeças, para explicar melhor como isso acontece, preparamos um conteúdo especial que aborda melhor esse tema. Para saber mais, continue a leitura!

 

O calor pode causar dores de cabeça ou crise de enxaquecas?

“Vem chegando o verão”… e com ele, temperaturas mais elevadas, que para algumas pessoas podem ser bem desconfortáveis e serem gatilho para aumento das dores de cabeça. Mas além do calor, um problema que pode aumentar as crises de dor, é a desidratação, que se torna ainda mais comum nessa estação.

Ou seja, a desidratação pode desencadear dores de cabeça, ou até mesmo ser gatilho para crises de enxaqueca. Além dos efeitos em relação à dor, com a chegada do verão podemos nos sentir mais indispostos devido aos sinais da desidratação, mesmo que leve, e por isso é necessário redobrar a atenção a quantidade de água ingerida durante o dia.

Se você já percebeu que suas dores aumentam de frequência nessa época do ano, fique atento à sua hidratação. Além de ingerir uma maior quantidade de água para prevenir esse problema, consulte sua neurologista para mapear outras possíveis causas, e traçar uma estratégia de prevenção, para aproveitar tudo que o verão tem de melhor.

 

Entenda sobre as dores de cabeça no verão

Um ponto importante a se destacar é que além do aumento da temperatura que acontece no fim de ano, e a maior possibilidade de desidratação, nessa época costumamos mudar os nossos hábitos alimentares. Ou seja, junto com dias mais livres e as festividades do período, muitas vezes nos permitimos consumir mais açúcares, comidas gordurosas e lanchinhos menos saudáveis.

Muitas pessoas costumam também exagerar no consumo de bebidas alcoólicas no verão devido às festas, férias, praias e viagens. Este é um hábito muito arraigado na nossa cultura, mas é importante destacar que tanto os hábitos alimentares ruins, quanto o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, influenciam sim, no aumento das dores de cabeça, além de poderem trazer muitos outros problemas.

Como neurologista costumo indicar para os dias mais quentes uma alimentação leve, com mais frutas e verduras e menos frituras, além de muita água, para minimizar o mal-estar provocado pelas altas temperaturas. Seguir uma rotina básica, com horários das principais refeições bem estruturadas também traz benefícios.

 

Então as dores de cabeça são comuns para todos no verão?

Nem todos, há um grupo que fica ainda mais vulnerável às dores de cabeça no verão. Nós especialistas percebemos a frequência maior em pessoas com problemas renais e idosos, mais sujeitos à desidratação, e também naquelas pessoas que têm enxaqueca, sendo comum um aumento de crises neste período.

Nessa época do ano, além do calor, toda a rotina de alimentação, atividades físicas e sono tendem a ficar mais desestruturadas.

Independentemente da idade e da estação do ano, o sono deve ser priorizado para o bem-estar e saúde do corpo. Noites mal dormidas podem vir acompanhadas de mais dores de cabeça no dia seguinte. O mesmo vale para a mudança de hábitos que acontecem nesse período.

 

É possível prevenir as dores de cabeça no verão?

Sim, inclusive é bem mais fácil do que podemos imaginar. A grande maioria dos casos de dores de cabeça no verão podem ser evitadas com o aumento do consumo de água diário.

Apesar de ser um pouco difícil devido às férias e viagens, é importante tentar manter uma alimentação balanceada e com horários regulares, preferindo alimentos que já estamos mais acostumados no nosso dia a dia.

E como destacamos anteriormente, os cuidados com o sono tornam-se essenciais, mesmo durante as férias. Além da saúde, o sono tende a contribuir para o melhor rendimento e humor e assim podemos aproveitar ainda mais esses dias.

É durante o sono que o nosso corpo se recupera e cuida não somente do controle hormonal como regula funções vitais do nosso organismo. Sendo assim, o excesso ou a falta dele pode prejudicar a forma com que nosso corpo lida com as dores e nossas funções fisiológicas.

 

Principais alimentos para serem evitados no verão

Como médica neurologista, tenho algumas dicas de alimentos que devem ser evitados nos dias mais quentes. Para a lista considerei alimentos que são pesados. São eles:

  • Queijos;
  • Alimentos com muitos conservantes;
  • Chocolates;
  • Bebidas alcoólicas;
  • Embutidos;
  • Frituras;
  • Cafeína.

Outra coisa interessante sobre essa lista de alimentos citados, é que em excesso eles podem estar associados a dores de cabeça, independente da estação.

 

Confira quais os melhores alimentos para se consumir no verão

Agora que você já sabe quais os alimentos que podem ser gatilhos para as crises de enxaqueca e dores de cabeça no verão, conheçam a lista daqueles que são mais indicados para os dias mais quentes. Para essa lista, separei alimentos leves e saudáveis.

Além disso, a fácil digestão foi outro critério que usei para escolher os melhores. São eles:

  • Saladas;
  • Sucos;
  • Água de coco;
  • Frutas;
  • Legumes e verduras;
  • Frutos do mar;
  • Carnes magras.

 

Suas dores de cabeça no verão costumam incomodar muito?

O corpo humano é um sistema perfeito que deve estar pleno funcionamento. Por isso, dores de cabeça constantes não podem ser normalizadas até mesmo no verão.

Dores de cabeça frequentes, além de piorar a qualidade de vida, podem sinalizar outros problemas de saúde que devem ser tratados quanto antes. Portanto, diante de sinais como esses, crises frequentes de enxaqueca, e dores contínuas, procure sua neurologista.

Eu sou a Dra. Renata Barbosa, médica neurologista, e estou pronta para realizar uma avalição individualizada, para juntos traçarmos a melhor estratégia para que você alcance mais qualidade de vida, e possa aproveitar tudo de melhor que o verão pode oferecer, sem dores de cabeça.

Entre em contato e agende agora mesmo a sua consulta.

Dra. Renata Barbosa Hagemann

CRM-SC 20230 | RQE 11759

Compartilhar

Veja Também