whatsapp
47 99188‑8209
Telefone
47 3028-2517

Blog

Melatonina não é remédio para dormir

Melatonina não é remédio para dormir - Dra Renata Barbosa - Neurologista Joinville

Não há evidências científicas que indiquem o uso da melatonina no tratamento da insônia. Porém, a venda livre nas farmácias tem estimulado o uso indiscriminado, o que pode trazer sérios riscos à saúde!

É importante destacar que a MELATONINA é um hormônio produzido naturalmente pelo nosso corpo e conhecida como o HORMÔNIO DO SONO.

Aqui no Brasil é comercializada como suplemento alimentar desde outubro de 2021, sem a necessidade de receita médica para a compra, o que nos traz algumas preocupações.

Ela naturalmente funciona assim: na ausência de luz (noite) nosso cérebro é estimulado a produzir melatonina, sinalizando ao nosso corpo que é hora de dormir. Ao amanhecer, a luz indica que é hora de parar de produzi-la e acordar.

A melatonina exógena pode ser indicada no tratamento de alguns transtornos de ritmo circadiano, mudanças de fuso horário (jet lag), trabalhadores de turno, pessoas com doenças degenerativas do cérebro, Transtorno do Espectro Autista (TEA), e em casos selecionados de idosos com problemas para dormir, em doses e horários individualizados indicados pelo especialista.

Não tem uma “receita de bolo” que vale para todo mundo.

Quando bem indicada, pode ajudar a SINCRONIZAR o relógio biológico e contribuir para um sono de mais qualidade e restaurador.

🚨Mas também pode provocar efeitos colaterais, como tontura, náuseas, agitação e dor de cabeça.

Há ainda o risco de intoxicações, já bem relatado nos países de “venda livre”, como a ingestão acidental por crianças das “balinhas de ursinho”, e a preocupação pela falta de um controle mais rígido, quanto à veracidade das dosagens indicadas em rótulo e se teriam ali outras substâncias associadas.

O uso inadvertido e prolongado pode afetar a produção natural do hormônio. É o que chamamos de “feedback negativo”: quanto mais hormônio se toma, menos o corpo produz, porque entende que há quantidade suficiente para executar as funções.

Delegar o sono para um medicamento é correr o risco de perder a capacidade de dormir naturalmente.

👉Fique atento e não use medicação sem indicação médica!

Image by karlyukav on Freepik

Compartilhar

Veja Também