whatsapp
47 99188‑8209
Telefone
47 3028-2517

Polissonografia domiciliar (tipo 3)

A polissonografia domiciliar é um exame utilizado para avaliar a qualidade do sono e diagnosticar distúrbios que podem estar fragmentando ou dificultando um sono profundo e reparador, como a apneia obstrutiva do sono, que pode afetar a saúde de maneira significativa.

A polissonografia tipo 3, além de usar menos fios e sensores presos ao corpo, que incomodam, limitam o movimento e podem até interferir no sono, tem a grande vantagem de poder ser realizada no conforto da sua casa, sem a necessidade de dormir em uma clínica ou hospital. Dessa forma, além de facilitar sua realização, ainda é mais fidedigna de uma noite de sono habitual.

O que é a Polissonografia Domiciliar (Tipo 3)?

A polissonografia é um exame que monitora e registra diversas funções do organismo durante o sono. Na polissonografia tipo 3 são registrados parâmetros relacionados à respiração, como o fluxo de entrada de ar pelo nariz, a presença de ronco, o movimento respiratório do tórax, a quantidade de oxigênio no sangue, além de monitorar a frequência cardíaca e a posição do corpo, parâmetros essenciais na avaliação do ronco e apneia do sono.

Como é realizado?

A polissonografia domiciliar (Tipo 3) é simples e prática. O paciente recebe na clínica um dispositivo portátil e leve, que cabe em uma pequena bolsa, composto por uma faixa torácica, fixada em uma pequena caixa com um botão de liga-desliga, uma cânula nasal descartável e um oxímetro, que será acoplado ao dedo. Na entrega do aparelho, são passadas todas as orientações necessárias para a instalação do aparelho pelo próprio paciente ou responsável antes de ir dormir, em seu horário habitual, como de costume.

O exame é completamente indolor e não interfere nas atividades do paciente durante a noite. Não é necessário retirá-lo ou desliga-lo caso precise se levantar por exemplo, para ir ao banheiro. Os sensores irão monitorar durante a noite a atividade respiratória, a presença de ronco, a oximetria (nível de oxigênio no sangue), os movimentos respiratórios e a frequência cardíaca.

Ao acordar, é só apertar o botão para desligar, e devolver o aparelho à clínica, que irá descarregar todos os dados registrados para análise, e posterior liberação do laudo.

Para quem é indicado o exame de Polissonografia domiciliar?

A polissonografia domiciliar tipo 3 é indicada para avaliação do sono quando há sonolência excessiva diurna, cochilos inapropriados, falta de concentração, sono fragmentado ou não reparador, na suspeita de ronco e apneia do sono.

Existe alguma preparação para o exame?

A preparação para a polissonografia domiciliar (Tipo 3) é bem simples. Algumas recomendações incluem:

  • Evite o uso de substâncias que possam interferir no sono, como cafeína e bebidas alcoólicas, pelo menos 24 horas antes do exame.
  • Mantenha o uso de seus medicamentos de uso contínuo habituais.
  • Não use esmalte no dedo onde será colocado o oxímetro.
  • Mantenha uma rotina de sono normal para garantir que o exame seja o mais representativo possível da qualidade do seu sono habitual.

Conclusão

A polissonografia domiciliar (Tipo 3) é uma excelente opção que facilita a avaliação e diagnóstico de distúrbios respiratórios do sono, como o ronco e a apneia do sono, em um ambiente confortável e familiar. Ela oferece resultados precisos e pode ser realizada de forma simples, com uma preparação mínima e sem a necessidade de dormir fora de casa. Caso o seu médico suspeite de ronco ou apneia do sono, esse exame pode ser a chave para o diagnóstico, e direcionamento de um tratamento preciso e eficaz.