whatsapp
47 99188‑8209
Telefone
47 3028-2517

Polissonografia domiciliar Biologix (tipo 4)

O Biologix é uma versão avançada da polissonografia domiciliar, realizada no conforto do seu lar, utilizando apenas um smartphone e um sensor no dedo, compacto e sem fios. Apesar da aparente simplicidade, esse exame é preciso e confiável, com sensibilidade, especificidade e acurácia acima de 90% quando comparado com outros tipos de polissonografias, domiciliares e ambulatoriais, permitindo um diagnóstico descomplicado, e facilitando o acompanhamento e repetição do exame em cada etapa do tratamento do ronco e apneia do sono.

Como é realizado?

Este exame é realizado com a utilização de um dispositivo pequeno e portátil, o Biologix, que é um tipo de polissonografia Tipo 4. Consiste em um sensor que é acoplado ao dedo, sem fios, que se conecta ao algoritmo do aplicativo instalado no celular. Simples assim.

Este sensor de última geração monitora os níveis de oxigênio no sangue e a atividade cardíaca, permitindo que os dados sejam registrados de forma precisa durante a noite. O paciente pode seguir sua rotina normal, indo para a cama como de costume, em seu horário habitual.  

A instalação do dispositivo e a download do aplicativo Biologix é simples,  e orientados na clínica na retirada do aparelho, garantindo que o exame seja realizado corretamente. Antes de dormir, é só posicionar o sensor no dedo e clicar em iniciar no aplicativo, deixando o celular próxima à cabeceira. Ao longo da noite, o equipamento coleta as informações e, no dia seguinte, os dados são enviados para análise.

O que ele analisa?

O Biologix analisa o índice de dessaturações de oxigênio (IDO) – que é o indicador da ocorrência de apneia do sono, tempo com saturação de oxigênio menor que 90%, carga hipóxica (hypoxic burden), frequência cardíaca, intensidade do ronco e tempo de sono estimado. Pode ainda analisar as posições durante o sono, e o risco de arritmia cardíaca (fibrilação atrial).

Após a conclusão do exame pelo paciente, os dados são analisados e o laudo é gerado automaticamente nos servidores da Biologix. As informações são apresentadas de forma clara, com gráficos (polissonogramas) que mostram a noite de sono completa do paciente.

Existe alguma preparação para o exame?

A preparação para a polissonografia domiciliar (Tipo 3) é bem simples. Algumas recomendações incluem:

  • Evite o uso de substâncias que possam interferir no sono, como cafeína e bebidas alcoólicas, pelo menos 24 horas antes do exame.
  • Mantenha o uso de seus medicamentos de uso contínuo habituais.
  • Não use esmalte no dedo onde será colocado o oxímetro.
  • Mantenha uma rotina de sono normal para garantir que o exame seja o mais representativo possível da qualidade do seu sono habitual.

Conclusão

A Polissonografia Domiciliar Biologix (Tipo 4) oferece uma maneira moderna, prática e eficaz de diagnosticar distúrbios respiratórios do sono, como a apneia e o ronco, no conforto da sua casa. Com um monitoramento preciso, sem fios, sem a necessidade de internação, e a grande facilidade de repetições, este exame é uma excelente opção tanto para o diagnóstico, quanto para o acompanhamento em cada fase do tratamento do ronco e apneia do sono.