whatsapp
47 99188‑8209
Telefone
47 3028-2517

Transtorno do Ciclo Cicardiano

O que é insônia

O que são transtornos do ciclo circadiano

Os transtornos do ciclo circadiano são distúrbios decorrentes do desalinhamento do ritmo biológico e do ritmo circadiano, que compreende as 24 horas do dia.

É quando certas funções do nosso corpo – como o sono – que tomam como referência fatores do ciclo circadiano – como a claridade durante o dia e a escuridão durante a noite –  ficam desreguladas.

Esse transtorno faz com que o padrão de sono desejado não aconteça. E na tentativa de regularizar novamente os ciclos, a pessoa pode ficar sonolenta durante o dia e desperta durante a noite, trazendo muitas dificuldades no âmbito social e profissional, além de desregular o metabolismo e aumentar o risco de doenças como diabetes, hipertensão e até mesmo câncer.

Tipos de transtorno do ciclo circadiano:

São muitos os tipos de transtorno do ciclo circadiano. Mas os mais comuns são:

  1. Atraso na Fase do Sono: esse é o tipo mais comum de transtorno circadiano. Pessoas que são acometidas por ele sentem muita dificuldade para dormir cedo e preferem dormir até tarde. Isso porque, com o ritmo biológico desregulado, a mensagem para o cérebro produzir melatonina, o hormônio do sono, chega atrasada, normalmente no fim da madrugada e início da manhã. Esse distúrbio atinge mais os adolescentes e jovens adultos.
  2. Avanço da Fase do sono: esse é o contrário do primeiro tipo. O cérebro entende que precisa produzir melatonina precocemente, deixando a pessoa sonolenta cedo demais, geralmente no fim da tarde. Em consequência, desperta na madrugada, o que é uma realidade vivida por muitos idosos.
  3. Livre curso: pessoas cegas são mais suscetíveis a desenvolver esse transtorno. A ausência do estímulo da luz faz com que o ritmo biológico para esses casos seja superior a 24h, atrasando o início do sono um pouco a cada dia, podendo trazer alguns transtornos como sonolência excessiva diurna.
  4. Padrão circadiano irregular do ciclo sono-vigília: relacionado à falta de exposição aos sincronizadores externos como luz, atividades físicas e sociais, pessoas com esse tipo de distúrbio apresentam sonolência excessiva, cochilam algumas vezes durante o dia. Idosos institucionalizados e/ou com síndromes demenciais são os mais afetados.
  5. Jet Lag: esse transtorno acontece após viagens que atravessam pelo menos dois fusos horários. Pode acometer pessoas de qualquer idade, embora idosos sintam com mais intensidade. A duração desse transtorno é pequena, não ultrapassando 15 dias. Confusão, desorientação motora, tonturas e sonolência são sintomas frequentemente relatados por pessoas que passaram pelo distúrbio.

Como é feito o diagnóstico de Transtorno do Ciclo Circadiano?

O diagnóstico de transtorno do ciclo circadiano acontece através da história clínica e do acompanhamento dos ciclos, fazendo uso de diário de sono e actigrafia.

A actigrafia é realizada com um actígrafo, que é como um relógio, que detecta os períodos de repouso e sono, e de atividade durante o dia e a noite.

Com o diário de sono e/ou actigrafia é possível avaliar o padrão de sono por vários dias seguidos, observando se o ritmo é regular ou irregular, ou se há, por exemplo, um atraso para o início do sono.

Como é feito o tratamento para o transtorno do ciclo circadiano?

O tratamento do transtorno varia de acordo com o tipo. Mas em geral, envolve promover mudanças comportamentais.

Os horários de atividades físicas, a alimentação e a exposição à luz podem ser ajustados de forma terapêutica, individualizados para cada distúrbio encontrado, auxiliando a ressincronizar os horários de sono e vigília. 

Pode também ser indicado fototerapia e o uso da melatonina – um hormônio sincronizador do sono, em doses e horários avaliadas caso a caso pelo especialista.

Onde encontrar médico que trata transtorno do ciclo circadiano em Joinville?

Ter um sono de qualidade, de forma regular, com seu relógio biológico bem sincronizado com o ciclo circadiano é essencial para uma boa saúde física e mental.

Se você se identificou com alguma dessas situações, recomendo que busque logo pelo diagnóstico e tratamento. Estou aqui para ajudar você!

Quanto antes iniciar, melhor será a sua qualidade de vida.